Grande tour das Dolomitas

Foto M. Danesin
Detalles del itinerario. Dificultad Largo87 Km Diferencia m Duracion SalidaAlleghe llegadaAlleghe Periodo recomendado

Lago de Alleghe serve de moldura espetacular para a partida do Grand Tour das Dolomitas. Um itinerário desafiador e de grande satisfação também pela beleza dos lugares atravessados. Subindo o Vale do Cordevole se chega a Arabba ao longo de um trecho da "Estrada das Dolomitas" a partir do qual, olhando para o sul, se pode admirar a Marmolada e a sua geleira.

Superando o Passo Campolongo e chegando a La Villa começa a subida do Passo de Valparola com a sua espetacular paisagem lunar, palco de ferozes batalhas durante a Primeira Guerra Mundial. A linha de frente corria justamente no Passo Valparola em toda a redondeza estão as ainda bem preservadas e visitáveis barracas das tropas e um velho forte austríaco, transformado em museu.

Se prossegue em descida na direção do Passo Falzarego, onde se deixa à esquerda o teleférico do Lagazuoi que dá acesso às galerias na rocha esculpidas pelas tropas italianas. Um pouco mais à direita o teleférico das Cinco Torres permite efetuar uma série de trilhas em trincheira bem sinalizadas.

A descida do Falzarego tem 10 km de comprimento. Em Pocol se vira à direita para iniciar a dura subida ao que é considerado o mais fascinante dos vales Dolomíticos: o Passo Giau. A veloz descida leva a Selva di Cadore, até Caprile e Alleghe.