Giro da Marmolada

Foto Pocis
Detalles del itinerario. Dificultad Largo86 Km Diferencia m Duracion SalidaRocca Pietore llegadaRocca Pietore Periodo recomendado

Giro da Marmolada enfrenta duas das subidas mais difíceis das Dolomitas, muitas vezes também percorridas pelo Giro d'Italia: o Passo Fedaia e o Passo San Pellegrino.

Após a partida de Rocca Pietore se encontra imediatamente o maravilhoso desfiladeiro dos "Serrai de Sottoguda", um canyon natural muito estreito esculpido na rocha pela torrente Pettorina Harness e com cerca de 2 km de extensão, é hoje atravessado por uma estradinha ousada que leva a Malga Ciapela. Aqui se encontra a estação de partida do teleférico do Marmolada e aqui começam os temíveis e altamente seletivos 6 km da subida do Passo Fedaia.

No início, a famosa reta de 3 km com iinclinações constantes a 14%, em seguida as curvas que levam até à direita às margens do Lago Fedaia. Segue a veloz descida no Canazei, antes de percorrer o Val di Fassa até Moena, onde começa a subida ao Passo San Pellegrino, terraço panorâmico extraordinário a uma altitude de 2550 metros. Com uma descida vertiginosa se alcança Falcade, centro turístico renomado do Vale do Biois, onde surgem inúmeros “Bike Friendly Hotels”.

O seu maravilhoso plano se torna no inverno um grande estádio de esqui nórdico. Pouco além se encontra Canale d’Agordo, a  localidade de Papa Luciani, até chegar a Cencenighe onde termina a descida e se sobe novamente o Cordevole na direção de Alleghe e Rocca Pietore.