Foto Pocis
Giro do Civetta
Detalles del itinerario. Dificultad Largo80 Km Diferencia m Duracion SalidaForno di Zoldo llegadaForno di Zoldo Periodo recomendado

Civetta é uma montanha que evoca façanhas alpinísticas históricas e famosas corridas de mountain bike. Mas poucos sabem que através do desafiador Passo Duran e o Garfo Staulanza se desenrola uma maravilhoso anel ciclo-turístico, cujo subidas foram muitas vezes o palco do Giro d'Italia. O ponto de partida é Forno di Zoldo, um dos três municípios do Val di Zoldo, berço europeu do sorvete artesanal.

Se inicia com uma subida agradável por vilarejos pitorescos. Alcançando Zoldo Alto se deixam à esquerda as instalações de subida - que servem as pistas de esqui no inverno - e se prossegue com uma divertida série de curvas sinuosas na direção de Palafavera, renomado centro de esqui nórdico e Biathlon.

Se sobe então para o Garfo Staulanza a uma altitude de 1750 e acompanhados à direita pelo imponente Monte Pelmo se lança ao longo da descida íngreme que leva a Selva di Cadore, estância de esqui e sede do Museu Vittorino Cazzetta.

A rota continua na direção de Colle Santa Lucia até o terraço do "Belvedere" onde a parada é obrigatória. Daqui se desce na direção de Caprile, Alleghe e Agordo onde a inicia e escalada do Passo Duran, a 12 duros km de inclinação constante por cerca de 1000 m de desnível vertical. A descida no Forno di Zoldo exige muita cautela até Dont, antes de repercorrer o trecho agradável que leva de volta ao Forno di Zoldo.